sexta-feira, 25 de março de 2011

Fundamentos da Bíblia diante da Teoria do Big Bang

O BLOG NOVA ERA HOJE mostra a como a Teoria do Big Bang não tem fundamento diante da Bíblia...  Refutação - Bíblia vs Big Bang

Em 30 de março, os cientistas envolvidos no experimento LHC (Large Hadron Collider), que tenta reproduzir as supostas condições iniciais do Universo em sua origem, conseguiram ser bem-sucedidos na primeira parte de suas pesquisas, o que levou boa parte da mídia a estampar em suas manchetes de jornal e em seus noticiários do dia seguinte a ideia de que tal experimento poderia colocar em choque mais uma vez fé e ciência. Porém, a verdade é que, ainda que a Teoria do Big Bang seja provada, ela em nada coloca a existência de Deus ou mesmo a Doutrina Bíblica da Criação do Universo por Deus “em xeque”, como alguns cientistas ligados ao projeto fizeram sabiamente questão de esclarecer no mesmo dia.

Estima-se que a Teoria do Big Bang é aceita por cerca de 90% da comunidade científica internacional. No que consiste essa teoria? Na crença, a partir de indícios apresentados pelas últimas descobertas na área de Cosmologia no século 20, que o Universo, em seu estado inicial, encontrava-se sob uma forma muitíssimo condensada (segundo os cientistas, não maior do que a cabeça de um alfinete) que sofreu uma explosão, fragmentando-se e sendo expandida até tornar-se o Universo como o conhecemos. Essa teoria recebeu o nome de Teoria do Big Bang do astrônomo Fred Hoyle, que a usou pela primeira vez durante uma série de palestras radiofônicas sobre Astronomia que proferiu pela BBC de Londres, e que mais tarde foi publicada em formato de livro: “The Nature of the Universe” (1950).

O detalhe é que a Teoria do Big Bang não responde a todas as perguntas sobre a origem do Universo, mas, muito ao contrário, levanta outros questionamentos que apontam para o Deus da Bíblia. “É importante ser dito que a Teoria do Big Bang não se trata de uma teoria que se apresenta como a única verdade sobre tudo, mas apenas como uma teoria que tenta explicar cientificamente como foi o início do Universo. O fato de explicar como foi o início do Universo e até como ele se desenvolveu não implica em negar que o Universo possui um Criador. Ao contrário, abre espaços para que se possa refletir sobre isso”.

Veja um comentário de uma cientista da Nasa: “Não existe contradição entre elas (teologia e ciência). Sempre voltaremos para a necessidade do Criador, porque a ciência não pode ir além do ponto inicial que deu origem ao Universo. Por enquanto, só existe uma explicação sobrenatural”, afirmou Duilia de Mello, professora de Astronomia da Universidade Católica dos Estados Unidos e cientista da Nasa (Agência Espacial Americana). 

Ora, pelo que se sabe hoje cientificamente, o Universo não é eterno, mas teve um início (como a Bíblia também afirma), o que significa que a única coisa que havia e há de eterno está fora do Universo e existia antes dele, tendo provável e logicamente dado origem a ele. Esse “algo eterno” – ou, melhor dizendo, Alguém eterno –, que existia antes do Universo e o provocou, pode ser, como admitem alguns cientistas, sem dúvida alguma o Deus da Bíblia.

Enfim, dizer que a Teoria do Big Bang, se plenamente corroborada pelos experimentos, colocaria em choque e ciência é um dos maiores “factóides” antiteístas dos últimos anos. Ademais, entre a Bíblia e as imprecisões humanas, nos apoiamos sempre na Palavra de Deus.

Veja que interessante esse breve comentário deste vídeo postado no Youtube falando sobre o Big Bang:


Comentário

Sempre voltaremos para a necessidade do Criador, porque a ciência não pode ir além do ponto inicial que deu origem ao Universo. Como cristãos, acreditamos na Palavra de Deus que permanece pelos séculos e tem muito mais fundamentos e provas do que a Teoria do Big Bang. A está fundamentada em Cristo Jesus e sabemos que Ele foi o Criador de tudo e o mediador de todas as coisas como diz no Evangelho segundo João 1:1 a 3:

"1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."

Que Deus abençoe a todos vocês...

10 comentários:

  1. Os estudos feitos através do LHC são deveras importantes para responder muitas dúvidas e, obviamente (e felizmente), abrem lacunas para mais perguntas e dúvidas (afinal a ciência busca isso, respostas e mais e mais perguntas).
    Porém a proposta do LHC não é exatamente explicar a origem do universo e sim, do Sistema Solar. E conseguiu. Hoje sabemos que nosso Sistema provém de uma Super Nova (onde isso só confirmou a teoria de Stephen Hawking entre a ligação de Super Novas, buracos negros e expansão do Universo).
    A Super Nova, ao contrário do que sempre se pensou, não é uma explosão e sim, uma expansão de elementos químicos gerados pelo colapso de uma estrela. Estes elementos interagem uns com os outros formando órbitas, gravidade e, no caso da Terra, gerou condições para existir seres vivos.
    Nada de sobrenatural, nem divino. Apenas determinados eventos que contribuíram para gerar tais condições. Nosso Sistema Solar é apenas um pequeno ponto dentro de uma das bilhões de galáxias existentes. Várias outras Super Novas ocorrem, algumas formam outros Sistemas, outras não.
    Mas a vantagem da Ciência e suas vertentes é esta. Admitir o erro, porém se comprometer a pesquisar, estudar e apresentar respostas plausíveis.
    Porém utilizar a Bíblia como referência para confrontar estudos científicos é muito incoerente. A Bíblia serve para os que crêem nela os que a seguem. É um livro para e da religião. Não é um livro absoluto nem serve como referência Histórica. A ciência é uma raiz totalmente diferente.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando o mesmo comentário, gostaria de dizer que a teoria de que o homem veio do macaco, discutida em outro post, é antiga e já foi retificada.
    Hoje se sabe que o homem não evoluiu do macaco e sim, tiveram um ancestral comum, que é infinitamente diferente do que afirmar que eles têm a raiz de evolução direta um com o outro. O homem seguiu uma linha de evolução e o macaco outra, assim como suas espécies.
    Outro detalhe: Darwin nunca disse nada sobre a evolução do homem e macaco. Ele era zoólogo, botânico e ateve-se apenas em estudar a evolução de determinados animais e plantas.
    Porém utilizar qualquer argumento contra Darwin é no mínimo um erro grande. Pois a ciência moderna, as bases de estudos para novas medicações, o entendimento de certas doenças, são baseadas nas teorias darwinianas de evolução, mutação e adaptação ao meio ambiente.

    Preencher as lacunas de dúvidas que a ciência ainda não descobriu, com teorias religiosas usando o simples “Porque Deus fez assim”, fica fácil. Abstém-nos de procurar entendimento e respostas para nossa cultura, saúde, educação e inovação.

    ResponderExcluir
  3. Ola Guilherme...

    O principal fato ai nesses assuntos é justamente crer na Bíblia. Se você não acredita na Bíblia, você pode crer em qualquer teoria que seja proposta por um cientista. Mas aqueles que crêem, se baseiam nela, e tudo o que for contra, questionamos e argumentamos baseado na Palavra de Deus.

    Obrigado pelo comentário...

    ResponderExcluir
  4. Mas então... vc realmente crê literalmente nas escrituras da biblia? Digo, mesmo com provas e evidências científicas, explicações, artigos, estudos, pesquisas, confrontando e refutando as palavras bíblicas, mesmo assim vc continua ignorando e crendo no que está na biblia?

    ResponderExcluir
  5. Sim, Creio que Jesus Cristo é o Senhor e que a sua Palavra é verdadeira. A Bíblia para mim vale mais que verdades de homens. E creio pelo que Jesus fez na minha vida, me mudou e me transformou. Só com palavras não posso explicar. Mas quem sabe um dia possa te contar o que Jesus fez na minha vida pessoalmente...

    Que Deus te abençoe Guilherme...

    ResponderExcluir
  6. Guilherme, o universo sempre existiu ou passou a existir a partir de determinado momento?

    ResponderExcluir
  7. Olá Elson...

    Posso te dizer que o universo foi criado em um determinado momento. O tempo específico em que foi criado ninguem sabe. Mas com certeza houve um início um "Fiat", onde todo o universo foi criado. Os cristãos como eu creem na Bíblia e que foi um Deus que criou tudo. Esse Deus que criou todas as coisas foi JESUS como diz em (João 1:1 a 3): "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens."

    O Verbo que a Bíblia fala é Jesus...

    Qualquer dúvida pode nos enviar...

    Que Deus te abençoe...

    NOVA ERA HOJE

    ResponderExcluir
  8. isso é verdade parabens pelo ensinamento isso me ajudou bastante, e guilher e Elson, a palavra de Deus é verdadeira pode cre isso ^^

    ResponderExcluir
  9. eu te faço uma pergunta nova era de hoje? se acriação da terra veio atraves do Big Bang; que vsc dizem que é uma esprosão,como foi que a terra ficou tão perfeita? pelo que eu sei e vejo nos notiçiareios nos tele jornais quando ar uma esprosão e para destruir é por isso que criarão bombas para destrui, não exister esprosão que arruma que aperfeiçoa alguma coisa. estou esperando a resposta Ok. ass:Paulo Guilherme

    ResponderExcluir
  10. oh paulo não me decepcione. você sabia que uma estrela nasce de uma explosão? pois é acredite!!!

    ResponderExcluir